sábado, 13 de fevereiro de 2010

Bem vindos ao Idosos Ativos!


Com prazer estarei postando exercícios e dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. A experiência adquirida na prática mostrou-me como a atividade física faz diferença na vida deste público e é muito necessária quando bem desenvolvida por profissionais adequados.

A intenção é que o conteúdo seja divulgado e, mais e mais pessoas, se interessem pelo trabalho com este público tão especial.

Eles são carinhosos, receptivos e motivados. Por isso o professor, ou educador físico, precisa ter cuidado quando montar suas aulas. Pensar nos limites do grupo e no indivíduo e respeitá-los.

Nos grupos, os idosos tem uma vontade muito grande de fazer ou de tentar fazer os exercícios. Preste bem atenção ao grupo. Tente perceber aqueles que tem mais dificuldade, adeque o exercício a eles e não permita que desanimem. Motive-os sempre. É muito importante se sentirem integrados.

Nas Instituições de Longa Permanência (asilos), o cuidado tem que ser redobrado. Como são pessoas que passam muito tempo sentadas e deitadas, andam pouco e tendem ficar paradas, os exercícios devem levar em conta tudo isso. As atividades precisam começar aos poucos, preferencialmente sentadas, e sem obrigá-los a participar das aulas. Precisam ser incentivados a estarem no grupo, a vivenciar momentos de descontração coletivos, mas cada um no seu tempo.

Espero que vocês encontrem aqui material para subsidiar as aulas para idosos. Mas lembrando sempre que cada exercício deve ser adaptado e/ou reconstruído para se adequar ao seu público específico.

Estejam a vontade... A casa é de vocês... Aproveitem...

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário