domingo, 28 de fevereiro de 2010

Brincadeiras

Boa tarde! Os idosos gostam muito de brincar. Em todas as aulas gosto de colocar uma brincadeira. Quebra a rotina e a aula fica mais animada. Até aqueles idosos mais quietos aproveitam. Só tem que tomar cuidado com a competição. Não é por que ficou idosa que a pessoa deixa de ser competitiva. O espírito competitivo diminui, mas não acaba.

Por isso tome cuidado com este tipo de brincadeira. É sempre bom lembrá-los que é apenas uma brincadeira. Não está valendo nada. Vale apenas a diversão.

46. Coelhinho sai da toca: está é clássica. Faz muito sucesso. Dois idosos dão as mãos no alto e são a toca. Outro idoso fica dentro da toca e é o coelhinho. Ficam alguns coelhinhos de fora, sem toca. Ao comando “coelhinho sai da toca” Todos os coelhinhos de dentro da toca tem que sair e procurar outra toca. E os que estiverem de fora tem que procurar uma toca livre para entrarem. Só vale um coelhinho por toca. Pode variar também e dizer “toca sai do coelhinho”. Neste caso os dois idosos que estão de mãos dadas saem do coelhinho em que estão e vão procurar outro coelhinho. Sempre de mãos dadas. Não podem se separar. E neste caso, os coelhinhos devem ficar quietos. Não podem sair do lugar. Depois é só ir trocando as tocas com os coelhinhos para que todos vivenciem as formas de brincar.

47. Espelho: duas pessoas, uma de frente para outra. A cada momento uma é escolhida para fazer movimentos e a outra tem que repetir.

48. Sombra: Duas ou mais pessoas. Uma é escolhida para fazer os movimentos andando pelo espaço e as outras tem que andar atrás desta pessoa e copiar seus movimentos. Procurar sempre mudar a pessoa que puxa os sombras.

49. Salada de fruta: Em uma roda o professor fala no ouvido de cada pessoa um nome de uma destas frutas: melancia, uva, abacaxi, maça, laranja e limão (podem ser outras frutas). Dado o sinal, as frutas têm que se juntar (só melancia, só maça etc.), apenas através de gestos, não pode falar o nome da sua fruta.

50. Estamos no mar: ao comando do professor as pessoas se agrupam em pé: SARDINHA: três a três, dois virados para um lado e um virado para o outro lado); SARDINHA FRITA: Movimentando pernas e braços (como se estivesse fritando); ALBATROZ: Sozinho, apoiado em uma perna e batendo os braços como um vôo; BARCO DE.. 2, 5, 10, (pessoas)... Um atrás do outro e remando.

Por hoje é só. Amanhã continuo com mais brincadeiras, pois é minha parte favorita.

Um bom domingo e uma ótima semana!

Um comentário:

  1. adoreiiiiiiiii
    muito bom mesmo vou usar no proximo
    semestre com minhas meninas da terceira idade :D

    muitoooooo obrigadaaaaaaa...

    ResponderExcluir