quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tempo de Brincar!

Bom dia!

Férias é tempo de brincar. Então vamos a mais algumas brincadeiras.

151) TINDOLELÊ: Em círculos, cantando a música e fazendo gestos: “Ô abre a roda, ô Tindolelê. Ô abre a roda, ô tindolalá. Ô abre a roda, ô tindolelê, tindolelê, tindolalá.” Levanta o braço; balança o braço; girar a roda; Mexe a cintura; para o outro lado; mexe a perna; a outra perna; girar os braços; mexer a cabeça; fazer massagem; É só ir pensando nos movimentos possíveis com as várias partes do corpo.

152) Dividir o grupo em pequenos círculos. Em cada círculo um é escolhido para começar. Ele deve dizer o nome de alguma coisa de um tema escolhido (fruta, pessoa, legume, cor etc.) O 2º repetirá o 1º e falará o 2º. Assim por diante. O último deverá repetir todas.

153) Jogo em círculos: dois círculos: um dentro e um fora. Ficar de frente ao outro. Ao sinal começar a andar pelo espaço e até fazer uma atividade qualquer.  Outro sinal e deverão retornar exatamente para o mesmo lugar onde estavam.

154) Canções por grupos: em um recipiente se colocam tantos bilhetinhos quantos sejam os participantes. Em cada papelzinho estará escrito o nome de uma canção bem popular. A um sinal dado, cada um toma seu bilhete e começa a cantar a canção que está escrita. À medida que cada um canta a sua canção, vai identificando quem está cantando a mesma melodia e vai se ajuntando aos outros cantores, formando um grupo. Depois de formado os grupos, cada um canta a sua música. Os outros grupos também podem ajudar. Depois, aproveite os grupos  para outros tipos de brincadeiras.

155) A última dica de hoje é uma música da Bia Bedran, “Desengonçada”. A música vai mandando movimentar várias articulações do corpo, do lado direito e esquerdo. A voz, a melodia é muito agradável. Os idosos adoram.

Tenham um ótimo dia!!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

DIA DOS AVÓS

Não podia deixar passar!!!


Hoje celebramos o Dia dos Avós. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.


Só quem trabalha com estas pessoas sabem como são maravilhosos. Como temos tanto a aprender com eles. 


Achei esta explicação para o Dia dos Avós.



Os Padroeiros dos Avós
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

Beijos e abraços a todos os avós!!!!

Continuamos nos equilibrando!!!

Boa  noite!!!

Como disse no último encontro, hoje vou falar do trabalho de força de membros inferiores para melhoria do equilíbrio.

148) Em pé, de costas para uma cadeira. Pernas afastadas na largura dos ombros. Braços cruzados na altura do tórax. Realizar flexão de quadril e joelho e “quase sentar” na cadeira. Rapidamente realizar a extensão de quadril e joelhos ficando novamente em pé.

149) Sentado na cadeira. Pé direito à frente e o esquerdo próximo da cadeira. Braços cruzados na altura do tórax. Realizar a extensão de quadril e joelhos ficando em pé. Depois retornar fletindo quadril e joelho. Depois de uma série de exercícios inverter os pés de lugar.

150) Em pé atrás da cadeira (que servirá como local para apoiar, caso seja necessário). Realizar flexão plantar com os dois pés. A variação pode ser a realização do movimento com apenas um pé de cada vez. O outro pé fica no ar ou encostado no joelho contrário. 

Espero que seja útil.  Abraços...

domingo, 24 de julho de 2011

Equilibrando-se!

Bom dia!

Hoje vou falar um pouco do equilíbrio. Que é muito importante para o idoso, principalmente para evitar quedas. Junto ao equilíbrio devemos trabalhar força de membros inferiores.

Hoje vou passar uns exercícios para o equilíbrio e na próxima aula vou falar mais da força de membros inferiores.

141) Neste exercício vamos balancear o corpo para frente e para trás, sendo que os pés devem estar em diferentes posições: separados lado a lado; separados um a frente do outro; juntos um ao lado do outro. Quando o corpo for para trás os dedos dos pés deverão sair do chão e quando for para frente tire os calcanhares. O mesmo para os lados. Tente manter o corpo rígido.

142) Em trio. Vamos fazer o “João Teimoso”. Dois idosos ficam em pé um de frente para o outro em uma pequena distância (por exemplo: de um braço) e o terceiro idoso fica em os dois. Este idoso deverá permanecer com os braços para baixo ao lado do corpo, com os pés juntos e com o corpo bem rígido. Os dois idosos de fora devem empurrar o idoso de dentro devagar e com carinho em direção ao outro idoso. O idoso do centro deve tentar ficar bem rígido e se balançar retirando as pontas dos dedos e os calcanhares do chão. Depois troca-se o idoso do centro.

143) Neste exercício podemos colocar uma cadeira próxima ao idoso, caso ele sinta mais seguro para apoiar no encosto quando precisar. O idoso deve ficar em pé, com os pés separados. Deverá elevar a perna direita com o joelho estendido. Podemos fazer este exercício em três alturas. À medida que o idoso sentir que está seguro podemos elevar um pouco mais a perna. Depois fazer com a outra perna.

144) Em pé e parado. Podendo ter ou não uma cadeira ou uma parede por perto. O idoso deverá fazer um 4 com a perna direita apoiando o pé direito no joelho esquerdo. Sustentar por um determinado tempo e depois inverter.

145) O idoso deverá andar pelo espaço e a um sinal do professor ele elevará a perna (direita ou esquerda) estendida (frente/atrás) e braços abertos.Sustentar até o professor der outro sinal.

146) Em pé e parado. Uma perna apoiada no chão, a outra perna fica solta no ar, buscando possibilidades de movimentação.

147) Em pé o idoso deverá levar a perna direita estendida para trás, abaixando o tronco e permanecendo com os braços abertos ao lado do corpo. Como se fosse um avião. A perna esquerda poderá estar com o joelho estendido ou fletido. Depois inverter as pernas.

Espero que gostem. Qualquer dúvida podem comentar.

Abraços e bom domingo!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aproveitem as férias!!!!

Boa tarde!!

Férias .. Que delícia! Nem dá tempo de fazer tudo o que se planeja, não é? Hoje estou postando e vou tentar postar a próxima semana toda, mas não prometo...

Variar o modo de andar é muito gostoso. Dar para trabalhar o aeróbio, mais a coordenação, lateralidade e outras habilidades motoras.

136) Andar pelo espaço, balançando os braços com os cotovelos estendidos, ao lado do corpo e junto com a rotação de tronco para a direita e esquerda.

137) Andar de costas pelo espaço. Tomar muito cuidado para que ninguém trombe com outra pessoa. De preferência em linha reta e sem nenhum obstáculo.

138) Andar com flexão e elevação de joelho. Algumas variações podem ser: Andar para trás; batendo as mãos nos joelhos; batendo mãos alternadas com joelhos: mão direita bate no joelho esquerdo e mão esquerda no joelho direito, cantando “Marcha Soldado”, batendo palmas, entre outras.

139) Andar estendendo a perna à frente e tocando o solo primeiro apenas com a ponta do pé.

140) Andar pelo espaço pisando com a ponta dos pés para fora e depois andar com a ponta dos pés para dentro.

Um grande abraço a todos e tentarei voltar amanhã.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A brincadeira continua!!



Boa noite a todos!

Eu adoro brincar. Não perco uma oportunidade. Por isso hoje trago mais algumas brincadeiras para vocês. Espero que gostem e aproveitem bastante


130) Em pequenos grupos. O 1º aluno faz um movimento; o 2º aluno repete o movimento e cria outro; o 3º repete o do 1º e do 2º e cria outro. Assim vai até chegar novamente o 1º e todos repetem juntos todos os movimentos.

131) Andando livres pelo espaço, realizar comandos ditos pelo professor: fila de 4 pessoas; grupos de 3; abraços de 5; roda de 10; (pode variar número de pessoas e ações)

132) Andando pelo espaço, ao comando ficar em duplas: bumbum com bumbum;  perna D. com perna D.; pé; dedinhos; mão; cabeça; joelho; cotovelo; dar abraço em alguém; dar o braço e fazer um giro;

133) Andando livres pelo espaço, realizar a ação pedida: ficar próximo de quem está: de brinco; calça preta; sandália; relógio; lenço; de um homem; óculos, etc.

134) Morto e vivo com os braços. Quando o professor disser “VIVO” eleva braços à frente do corpo e “MORTO” desce os braços com cotovelos estendidos, também à frente do corpo.

135) Costurador: Uma colher de pau ou outro objeto sem riscos de machucar as pessoas é amarrado a um grande barbante. Em fila e lado a lado, sentado ou em pé, o primeiro pega a colher com o barbante e passa por dentro da blusa, entrando por baixo e saindo por cima, o próximo faz a mesma coisa até que todos tenham passado a colher. Quando chegar ao último a colher deverá voltar pelo mesmo caminho.


Tenham uma ótima noite e até amanhã.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Treinamento Funcional

Boa noite!!!

Depois de aparecer, sumi novamente. Desta vez a culpa foi do computador. Mais de 10 dias para consertá-lo e ainda não ficou tudo de bom. Só comprando outro...  Caso eu desapareça novamente vocês  já sabem: a culpa é do PC.

Hoje estava procurando algumas ideias para as aulas com os idosos e achei o Treinamento Funcional. Gostei muito da ideia. Trabalhar força, resistência, equilíbrio de uma forma mais dinâmica e interessante.

No ‘Youtube” joguei “treinamento funcional idosos” vieram muitos resultados. E um dos melhores, pois é mesmo voltado para os idosos e com trabalho em grupo é o http://www.youtube.com/watch?v=j89vSimqkWw   Este outro é trabalho com idosos, só que individual: http://www.youtube.com/watch?v=kGCIESDjCA0

E este outro explica um pouco do treinamento funcional e dá muitas dicas para o trabalho com jovens, mas como sempre eu digo: muitos exercícios podem ser aproveitados para  os idosos, basta adaptarmos. http://www.youtube.com/watch?v=7vabaCjr5Qo&feature=related .

Bom proveito e até a próxima.