quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Coordenação Motora

Boa noite!!

Hoje vou variar o tipo de exercício. Vamos começar a introduzir um pouco de capacidades coordenativas, entre elas: equilíbrio, antecipação, ritmo, diferenciação, acoplamento e orientação espacial. Vamos trabalhar também com a memória.

As capacidades coordenativas são básicas para as nossas atividades diárias e, normalmente, o idoso tem um déficit enorme neste quesito. Por isso é bom começarmos com exercícios mais fáceis e progredir para os mais complexos de acordo com o seu grupo.

Caso o grupo esteja avançado, pode ir dificultando os exercícios. Se eles ainda estiverem com dificuldades comece devagar. Sem pressa para não queimar etapas e nem deixar ninguém triste e se achando incapaz. Lembre-se que muitos deles trabalharam a vida toda e nunca tiveram um tempo e nem oportunidade para se desenvolverem neste sentido.

Exercícios

15. Os idosos andando pelo espaço, o professor deverá dar comandos, como; balançar a cabeça; Flexionar cotovelos; Rotação de punhos; Elevação de ombros; abrir e fechar os olhos; Bater palmas; Franzir nariz; Abrir a boca; Estalar os dedos; Flexionar joelhos; Bater os pés; Pé na perna; Orelha no ombro; Polegar nas costas; Punho na orelha. (E outros comandos que melhor se adaptam ao grupo)

16. O idoso parado e em pé deverá cruzar as pernas e os braços ao mesmo tempo (cotovelos estendidos sempre) e logo a seguir descruzar pernas e braços com as mãos sempre apoiadas sobre as coxas.

17. Este exercício pode ser feito sentado ou em pé, parado ou andando. Flexão de ombro (ângulo de 90°) com cotovelos estendidos à frente do corpo (variação: os braços na lateral do corpo). Palma da mão aberta e inicialmente voltada para baixo. Realizar movimentos de supinação e pronação (juntos/alternados).

18. Este exercício é interessante ser feito sentado. Com o idoso prestando bem atenção na seqüência de movimentos. Estalar os dedos polegar e médio, da mão direita, acima do ombro e do lado direito; Estalar os dedos polegar e médio, da mão esquerda, acima do ombro e do lado esquerdo; Estalar os dedos polegar e médio, da mão direita, ao lado da coxa direita; Estalar os dedos polegar e médio, da mão esquerda, ao lado da coxa esquerda; Dar 3 palmas no alto e a frente do corpo e dar 3 palmas nas coxas. Começar o exercício lentamente. Ir adicionando um movimento de cada vez. Depois que todos tiverem guardado a seqüência, acelerar até onde o grupo conseguir acompanhar.

19. Fazer sentado também: Estalar dedos polegar e médio das duas mãos juntas (4vezes), Bater uma palma à frente do rosto; Bater uma palma com as duas mãos nas coxas; Depois bater o pé direito no chão; Bater o pé esquerdo no chão. Começar o exercício lentamente. Ir adicionando um movimento de cada vez. Depois que todos tiverem guardado a seqüência, acelerar até onde o grupo conseguir acompanhar.

São exercícios muito animados e alegres. O grupo costuma rir bastante e a aula fica descontraída e leve.

Boa aula...

Um comentário: